Sinalização turística
segunda-feira, 9 de junho de 2014
Postos de Turismo
Postos de Turismo
Os Postos de Turismo são pontos de contacto privilegiados, uma das faces de Portugal e um potencial facto de satisfação dos turistas.
As suas competências são: - Fornecerem informações locais, tais como pontos de interesse a visitar, horários, alojamentos, restauração ou atividades, entre outras de caracter útil.
Posto de Turismo em Fafe |
Simbologia Turistica
sexta-feira, 6 de junho de 2014
Hospitalidade
Hospitalidade
Hospitalidade constitui a estrutura e a rede de serviços que visa atender a demanda turística e a demanda de lazer e de eventos, especialmente nos segmentos de hospedagem e gastronomia. Os principais estabelecimentos que atendem a esta demanda seriam os hotéis, as pousadas, os restaurantes e os centros de convenções.
Hospitalidade e o Turismo
O conceito de turismo praticado no passado, que remete a sua prática como sendo privilégio de poucos,
amparado pelo ócio, não se aplica mais, hoje o turismo é visto como necessidade de todos, estudantes e
profissionais, que afetados pelo stress do cotidiano, vêem no turismo uma perspectiva de descanso e lazer com probabilidade de revigoramento físico e mental.
Para ser hospitaleiro é preciso esmerar-se na excelência dos serviços prestados, educar a comunidade para
receber os turistas, investir em infra-estrutura básica, porque a hospitalidade está desde o atendimento na compra dos pacotes, às condições de sinalização, estradas e até a higiene e segurança dos destinos, podendo ser espontânea ou artificial, esta última ocorre quando entidades públicas e/ou privadas, promovem a criação de infraestruturas forjando uma hospitalidade profissional e muitas vezes para uso exclusivos dos turistas.
Fica claro que a hospitalidade está diretamente ligada às necessidades e desejos das pessoas, ou seja, do
desejo do visitante de “ser bem recebido.
segunda-feira, 2 de junho de 2014
Turismo Cultural
Turismo Cultural
O Turismo Cultural se caracteriza por uma permanência prolongada e um contato mais “intimo” com a comunidade, ocorrendo viagens menores e suplementares dentro da mesma localidade com o intuito de aprofundar-se na experiência cultural.
Turismo Cultural é motivado pela busca de informações, de novos conhecimentos, de interação com outras pessoas, comunidades e lugares, da curiosidade cultural, dos costumes, da tradição e da identidade cultural.
Torna-se interessante observar que este segmento turístico se constitui fundamentalmente pelo comportamento, preparação e foco do turista e não do patrimônio da localidade.
Turismo religioso
Turismo Religioso
O Turismo religioso, diferente de todos os outros segmentos de mercado do turismo, tem como motivação fundamental a fé. Está, portanto, ligado profundamente ao calendário e acontecimentos religiosos das localidades receptoras dos fluxos turísticos. É comum chamar-se peregrinação a cada viagem de turismo religioso.
Lugares santos
- Terra Santa (Belém, Nazaré, Caná, Cafarnaum, Monte Carmelo, Monte Tabor, Rio Jordão, Jerusalém)
- Santuários marianos (Santuário de Fátima, Santuário da Srª da Conceição de Vila Viçosa, Santuário de Lourdes, Santuário da Mãe Soberana, Basílica de Guadalupe, Santuário de Medjugorje, Santuário de Aparecida, etc.)
- Santuários diversos (Santuário de Cristo-Rei, Santuário Alexandrina de Balazar, Santuário do Coração de Jesus, Santiago de Compostela, Paray-le-Monial, San Giovanni Rotondo, etc.)
- Santa Sé (Cidade do Vaticano, Basílica de São Pedro, Basílica de Santa Maria Maior, Basílica de São João de Latrão, Basílica de São Paulo Fora de Muros)
- Outros lugares: San Sebastián de Garabandal, Senhor Santo Cristo dos Milagres nos Açores, Santo Cristo de Limpias, Monte Sant'Angelo, Poço Santo, entre outros.
- Lugares islâmicos (Meca, Medina, etc.)
- Lugares Daimistas (Céu do Mar, Céu do Mapiá, etc.)
Turismo de Negocios
Turismo de Negócios
É um deslocamento voluntário temporário, envolvendo fatores como transporte, hospedagem, alimentação e lazer, realizado por um indivíduo com o propósito de desenvolver empreendimentos com fins lucrativos, através de reuniões de negócios, a fim de fechar acordos, comprar produtos ou serviços ou acertar outras questões pontuais relacionadas a atividade de mercado.
segunda-feira, 26 de maio de 2014
Turismo suntentavel
Trismo sustentável éaquele que salvaguarda o ambiente e os recursos naturais, garantindo o crescimento econômico da atividade, ou seja ,apaz de satisfazes as necessidades das presentes e futuras gerações.
Primeiro agentes de viagem do mundo
Thomas Cook | |
---|---|
Retrato de Thomas Cook | |
Nascimento | 22 de Novembro de 1808 Melbourne, Inglaterra |
Morte | 18 de julho de 1892 (83 anos) Bergen, Noruega |
Nacionalidade | britânico |
Ocupação | Empresário |
Thomas Cook oi um empresário inglês.
Uma Europa cada vez mais integrada por vias férreas existia, entretanto uma complexidade de tarifas e uma pouca variedade de meios de hospedagem que dificultavam uma massificação da atividade.
Thomas Cook foi um dos primeiros agentes de viagens do mundo, que utilizando um trem fretado criou a primeira viagem em grupo.
Em 1841 Cook organiza para 500 pessoas um tour a Leicester, sendo a primeira viagem em larga escala.
Tendo a partir deste momento utilizado até mesmo o marketing para atrair clientes.
A partir deste momento massifica-se o turismo aproximando-o do modelo fordista.
Tipos de Turismo
Tipos de Turismo
Turismo de sol e praia - este tipo de turismo insere-se no Turismo de Lazer/descanso em destinos de praia que excluem, no entanto, os desportos aquáticos.
Turismo residencial - pode-se definir como a escolha de um turista em adquirir uma segunda ou terceira habitação num outro destino fora da sua residência habitual. Por norma, este tipo de Turismo é praticado por um consumidor com um elevado rendimento e um elevado nível social e cultural;
Turismo de desporto - este tipo de turismo é definido pela OMT como “a participação activa ou passiva num desporto competitivo ou recreativo”. Quando um turista escolhe este tipo de Turismo, a sua motivação principal é a qualidade que o destino escolhido tem para a prática de actividades desportivas. Estas actividades podem ser: golfe, desportos náuticos, caminhada, ténis, caça e pesca, desportos aquáticos e subaquáticos e desportos de Inverno.
Turismo de negócios - o objectivo principal deste turista é participar numa conferência ou reunião, que constitui uma parte do que hoje se designa por segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions). Os turistas que fazem este tipo de viagens têm, geralmente, elevados níveis educacionais/culturais e elevado rendimento também;
Turismo urbano - estas viagens são feitas a locais ou cidades de grande densidade populacional, sendo a duração destas viagens, em geral, curta. Os consumidores podem ser diversos: os DINKS, que são atraídos pelas vistas e vida nocturna e as famílias pelas atracções das cidades;
Turismo cultural - Turismo Cultural designa uma modalidade de turismo cuja motivação do deslocamento se dá com o objectivo de encontros artísticos, científicos, de formação e de informação. O tipo de consumidor é um turista de elevado rendimento e de elevado nível educacional, com idades compreendidas entre os 45 e os 60 anos;
Turismo rural - Este tipo de turismo é uma modalidade que tem por objectivo apresentar como atracção as plantações e culturas em áreas onde as mesmas, porventura, sirvam de referência internacional. O consumidor deste tipo de turismo tem um elevado nível cultural e educacional, pertencendo às classes média e alta;
Turismo de aventura - este tipo de turismo é definido como a participação dos turistas em actividades que envolvem, geralmente, esforço físico. Para este tipo de turismo, o consumidor tem que ter um elevado rendimento, pois estas actividades exigem uma grande quantidade de dinheiro;
Turismo de saúde - pode ser definido como o conjunto de deslocações a locais orientados para o bem-estar físico e emocional que o turista necessita. Os frequentadores tradicionais são Seniores, de baixo nível económico e cultural;
Turismo religioso - neste tipo de turismo, as motivações são a fé, o culto e a visita a lugares directamente relacionados ou espirituais. Os consumidores são de todas as idades, sexo e de todas as classes socioeconómicas;
Turismo temático - compreende deslocações a parques temáticos ou outro tipo de atracções relacionadas com divertimentos e experiências. Os consumidores são geralmente famílias com filhos com idades compreendidas entre os 5 e os 15 anos, grupos e também casais sem filhos;
Tipos de Turismos |
segunda-feira, 19 de maio de 2014
Noção de Turismo
Símbolo popular para designar o termo "Turismo"
A definição de turismo é "as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros."
Subscrever:
Mensagens (Atom)