Sinalização turística
segunda-feira, 9 de junho de 2014
Postos de Turismo
Postos de Turismo
Os Postos de Turismo são pontos de contacto privilegiados, uma das faces de Portugal e um potencial facto de satisfação dos turistas.
As suas competências são: - Fornecerem informações locais, tais como pontos de interesse a visitar, horários, alojamentos, restauração ou atividades, entre outras de caracter útil.
Posto de Turismo em Fafe |
Simbologia Turistica
sexta-feira, 6 de junho de 2014
Hospitalidade
Hospitalidade
Hospitalidade constitui a estrutura e a rede de serviços que visa atender a demanda turística e a demanda de lazer e de eventos, especialmente nos segmentos de hospedagem e gastronomia. Os principais estabelecimentos que atendem a esta demanda seriam os hotéis, as pousadas, os restaurantes e os centros de convenções.
Hospitalidade e o Turismo
O conceito de turismo praticado no passado, que remete a sua prática como sendo privilégio de poucos,
amparado pelo ócio, não se aplica mais, hoje o turismo é visto como necessidade de todos, estudantes e
profissionais, que afetados pelo stress do cotidiano, vêem no turismo uma perspectiva de descanso e lazer com probabilidade de revigoramento físico e mental.
Para ser hospitaleiro é preciso esmerar-se na excelência dos serviços prestados, educar a comunidade para
receber os turistas, investir em infra-estrutura básica, porque a hospitalidade está desde o atendimento na compra dos pacotes, às condições de sinalização, estradas e até a higiene e segurança dos destinos, podendo ser espontânea ou artificial, esta última ocorre quando entidades públicas e/ou privadas, promovem a criação de infraestruturas forjando uma hospitalidade profissional e muitas vezes para uso exclusivos dos turistas.
Fica claro que a hospitalidade está diretamente ligada às necessidades e desejos das pessoas, ou seja, do
desejo do visitante de “ser bem recebido.
segunda-feira, 2 de junho de 2014
Turismo Cultural
Turismo Cultural
O Turismo Cultural se caracteriza por uma permanência prolongada e um contato mais “intimo” com a comunidade, ocorrendo viagens menores e suplementares dentro da mesma localidade com o intuito de aprofundar-se na experiência cultural.
Turismo Cultural é motivado pela busca de informações, de novos conhecimentos, de interação com outras pessoas, comunidades e lugares, da curiosidade cultural, dos costumes, da tradição e da identidade cultural.
Torna-se interessante observar que este segmento turístico se constitui fundamentalmente pelo comportamento, preparação e foco do turista e não do patrimônio da localidade.
Turismo religioso
Turismo Religioso
O Turismo religioso, diferente de todos os outros segmentos de mercado do turismo, tem como motivação fundamental a fé. Está, portanto, ligado profundamente ao calendário e acontecimentos religiosos das localidades receptoras dos fluxos turísticos. É comum chamar-se peregrinação a cada viagem de turismo religioso.
Lugares santos
- Terra Santa (Belém, Nazaré, Caná, Cafarnaum, Monte Carmelo, Monte Tabor, Rio Jordão, Jerusalém)
- Santuários marianos (Santuário de Fátima, Santuário da Srª da Conceição de Vila Viçosa, Santuário de Lourdes, Santuário da Mãe Soberana, Basílica de Guadalupe, Santuário de Medjugorje, Santuário de Aparecida, etc.)
- Santuários diversos (Santuário de Cristo-Rei, Santuário Alexandrina de Balazar, Santuário do Coração de Jesus, Santiago de Compostela, Paray-le-Monial, San Giovanni Rotondo, etc.)
- Santa Sé (Cidade do Vaticano, Basílica de São Pedro, Basílica de Santa Maria Maior, Basílica de São João de Latrão, Basílica de São Paulo Fora de Muros)
- Outros lugares: San Sebastián de Garabandal, Senhor Santo Cristo dos Milagres nos Açores, Santo Cristo de Limpias, Monte Sant'Angelo, Poço Santo, entre outros.
- Lugares islâmicos (Meca, Medina, etc.)
- Lugares Daimistas (Céu do Mar, Céu do Mapiá, etc.)
Turismo de Negocios
Turismo de Negócios
É um deslocamento voluntário temporário, envolvendo fatores como transporte, hospedagem, alimentação e lazer, realizado por um indivíduo com o propósito de desenvolver empreendimentos com fins lucrativos, através de reuniões de negócios, a fim de fechar acordos, comprar produtos ou serviços ou acertar outras questões pontuais relacionadas a atividade de mercado.
Subscrever:
Mensagens (Atom)